quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Para a cidade




...e dize: Assim diz o SENHOR Deus: Ai da cidade que derrama sangue no meio de si, para que venha o seu tempo, e que faz ídolos contra si mesma, para se contaminar! Pelo teu sangue, por ti mesma derramado, tu te fizeste culpada e pelos teus ídolos, por ti mesma fabricados, tu te contaminaste e fizeste chegar o dia do teu julgamento e o término de teus anos; por isso, eu te fiz objeto de opróbrio das nações e de escárnio de todas as terras. As que estão perto de ti e as que estão longe escarnecerão de ti, ó infamada, cheia de inquietação. Eis que os príncipes de Israel, cada um segundo o seu poder, nada mais intentam, senão derramar sangue. No meio de ti, desprezam o pai e a mãe, praticam extorsões contra o estrangeiro e são injustos para com o órfão e a viúva.
Homens caluniadores se acham no meio de ti, para derramarem sangue; no meio de ti, comem carne sacrificada nos montes e cometem perversidade.
Um comete abominação com a mulher do seu próximo, outro contamina torpemente a sua nora, e outro humilha no meio de ti a sua irmã, filha de seu pai.
No meio de ti, aceitam subornos para se derramar sangue; usura e lucros tomaste, extorquindo-o; exploraste o teu próximo com extorsão; mas de mim te esqueceste, diz o SENHOR Deus.
Eis que bato as minhas palmas com furor contra a exploração que praticaste e por causa da tua culpa de sangue, que há no meio de ti. Estará firme o teu coração?
Estarão fortes as tuas mãos, nos dias em que eu vier a tratar contigo? Eu, o SENHOR, o disse e o farei.
Serás profanada em ti mesma, à vista das nações, e saberás que eu sou o SENHOR. (Ez. 22: 3-7,9,11-14,16)

Para quem fala mal da cidade, não pode se exonerar da situação, você é o alicerce da tua cidade, você faz o lugar que vive com suas palavras e atitudes, tanto para o bem, como para o mal.
Se a cidade é ignorante, não foi você que a educou assim? Se os filhos são viciados ou ladrões, não foram os pais que os permitiram ser?
Se a cidade é cega, não foram os ídolos que vocês construíram para adorar que os deixaram assim?
Se não tem emprego, não foi você que não se capacitou para possuí-lo?
E assim tantos exemplos, tantas criticas de pessoas que por elas mesmas nunca fizeram nada para ser diferente, para melhorar, buscar o que é bom e agrada o Criador. Seguem seus próprios interesses, para satisfazerem seus egos, mas estão sempre prontas para criticar o vizinho; sempre pelas costas, é claro!
Apenas lembre-se quando isso for acontecer, que neste momento você estará colocando mais um tijolo defeituoso em sua cidade, ou você pode trocar essa atitude por um elogio a alguém, um incentivo; como diria um ícone carioca das ruas: “gentileza gera gentileza!”.

Diego Marcell

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails