domingo, 5 de setembro de 2010

Uma triste historia




A história bíblica revela que sempre que o sistema se corrompe Deus então levanta profetas. É o caso dos profetas do antigo testamento, mas também é o que vemos na história da igreja cristã.
Por 3 anos fui membro de uma igreja em minha cidade, que passou por bons momentos quase avivalistas, ou pelo menos era a impressão que deixava; é óbvio que estava carregada de teologia da prosperidade, algo que nem conhecíamos na época, mas que vivíamos com naturalidade. A igreja do evangelho quadrangular não é uma igreja neo-pentecostal de origem, mas adquiriu totalmente as praticas da nova “teologia”, além de ser uma igreja altamente política, pois seus congressos são carregados de mensagens de defesa da instituição e de seus representantes nas áreas do governo, tanto municipais, estaduais e até nacionais.
Numa das famigeradas vigílias de sexta-feira, cheia de teatralidades espirituais, eu senti um extremo cansaço daquela liturgia forçada e fiz uma oração muito sincera dizendo que eu não queria mais saber de nada que viesse dos homens, mas que desejaria que fosse feita somente a vontade do Senhor. Compreendo hoje como uma oração instigada pelo próprio Espírito de Deus. Estavam todos como de costume na segunda metade da vigília, perto do altar de mãos dadas, ou em “manifestações variadas”, e eu sentado no banco, quando o pastor olha para mim e me chama, e manda um recado em nome de Deus, que eu sinto claramente como resposta a minha oração, (não acho que deva ser necessário expor aqui o que me foi dito, e creio sim que Deus usa quem Ele quer para falar, mesmo pessoas espiritualmente corrompidas).
Fui então para um famoso congresso da quadrangular, repleto de falsos profetas e políticos, algumas mensagens na época me agradaram, outras não; da igreja que freqüentávamos fomos apenas nós da minha família. O congresso era tão político que levaram o governador para dar uma “palavrinha”, e para não perder a chance num congresso com mais de 3000 pessoas lembrou a todos os presentes da “preciosa virgem Maria” em pleno congresso quadrangular.
Voltando de viagem, direto para as obrigadas reuniões de lideres de células (que eu participava apesar de ainda não ter me empolgado de freqüentar nenhuma célula, já que dês daquela época já não me agradavam todas aquelas regras e limites estipulados pelo sistema), senti uma leve soberba no ar e percebi que algo estranho estava acontecendo.
Para esclarecer, este pastor sempre foi muito gentil conosco, nunca nos agrediu com palavras, diferentemente de como fazia com 50% da igreja. Porém também raramente foi tomar um café em nosso lar, mesmo quando convidado. Quando aparecia no meu recinto de trabalho para tirar alguma cópia ou pedir algum dinheiro para pagar a conta de luz, sempre fugia rapidinho quando eu começava a fazer perguntas de cunho teológico que o deixava sem saída e sem resposta. Eu poderia fazer um capitulo dedicado somente a sua pessoa, mas não é meu objetivo, então vou prosseguir com o relato.
Eu e alguns irmãos tínhamos a idéia de montar um grupo para trabalhar com evangelismo, mas com reuniões fora da igreja, com uma proposta diferente. Algo mais intimista e reflexivo, para gerar uma comunhão verdadeira, já que no sistema atual da igreja isso é impossível. Fizemos umas 5 reuniões, avisamos o pastor, ele supostamente gostou da idéia, tanto que o mantivéssemos por dentro de tudo. Mas nesta época já havia algo estranho se manifestando, algumas mudanças no louvor, umas rixazinhas surgindo, um irmão recém chegado sendo escalado para cargos que não tinham nada a ver com ele, alguns jovens chegando à igreja, que logo foram assumindo um dos louvores... alguns mal entendimentos de comunicação de um irmão que infelizmente entrou de gaiato na história, começou a desencadear lentamente uma decadência. Mas tudo isso eram apenas sintomas de uma doença muito grave que já vinha se manifestando naquele corpo, só que ainda ninguém tinha conhecimento.
Fim de ano, muita gente já se mostrava infeliz com algumas atitudes do pastor. Muitos sinais revelam a má administração da vida de alguém que não pastoreia nem a própria casa, e que dessa forma não pode pastorear uma igreja. Não vou entrar no quesito da vida particular, posso apenas dizer que é uma vida familiar desregrada em todos os aspectos, e quando eu digo todos, são todos.
Junto daquela turma de jovens que agora faziam parte do louvor, um rapaz amigo deles começou a freqüentar os cultos, me informaram que o rapaz e sua família são de alguma seita ocultista, e eu notava que todo culto que o pastor fazia apelos para aceitar Jesus ele nunca ia para frente, mesmo incentivado pelos amigos. Também falavam que estes jovens passavam as noites jogando baralho, bebendo e fumando, se é verdade, nunca fui convidado para uma noitada destas para saber.
No mês de janeiro o pastor trouxe um pastor argentino que já havia vindo no ano anterior fazer umas campanhas, desta vez o pastor da igreja deixou o argentino em seu lugar para tirar umas férias.
O clima da igreja era muito estranho, além de mim havia uma turma achando que o pastor deveria ser mais humilde, coisa que ele já não vinha sendo a algum tempo, dês de quando começou a fazer faculdade de Direito, porém nos últimos meses sua posição estava insuportável, além do alto índice de ofertas aclamadas para a igreja. Existem muitos boatos em volta da questão financeira da igreja, mas como eu não posso provar nada, não vou entrar no assunto.
Eu já estava a algum tempo de saco cheio daquela igreja, ia esporadicamente aos cultos, o pastor argentino já havia feito uns 5 cultos mais ou menos quando resolvi ir ver o que estava acontecendo. Um frenesi enlouquecido, isso que eu presenciei, aspirantes a obreiros se maravilhavam com o profeta argentino, proferindo palavras sabias em portunhol, os olhos brilhavam; para mim, nada de anormal. Vinham me contar de promessas de restauração, que o argentino ia conversar seriamente com o pastor, que era necessário um concerto na igreja, e todos se deliciavam com o estrangeiro.
Chegando de viagem a bomba explode, muita coisa foi falada, muitas versões foram proferidas, algumas me parecem ter mais credibilidade que outras. A partir de uma suposta conversa com o argentino, o pastor não aceita as repreensões e o expulsa, a partir daquele momento começa uma interminável sequencia de cultos dedicados a denegrir e amaldiçoar o referido gringo, alguns dos dizimistas mais fortes da igreja vão embora, o pastor diz que o argentino está abrindo uma igreja, que induziu tudo, que capitaneou os mais abastados para si, para sua nova igreja... e coisas deste tipo para piores, exaustivamente ele repetia essas mentiras até que se tornassem verdade na cabeça dos que ficaram, e eu comecei a freqüentar mais seguidamente para ver se um dia acabava aquele papo todo, ele mesmo num dos cultos prometeu a mim que no próximo não falaria mais, mas não adiantou, na quinta, no domingo, lá estava ele mandando a igreja mandar maldições para a argentina, para a casa, a igreja e a vida do pastor de lá. Até que eu me cansei da palhaçada, vi que só ia piorar e abandonei de vez. Soube que continuou saindo gente, sempre os sérios, e até a data de hoje, quase oito meses depois, continua saindo gente daquele lugar. Mas o ponto que eu queria chegar está próximo.
Sempre que o sistema se corrompe, Deus levanta profetas.
Dizem que num dos cultos do pastor argentino (que eu não estava presente) ele disse a seguinte frase: “eu sou profeta, o pastor de vocês não.” Para quem prestou atenção pode ter ficado ressabiado com esta afirmação, eu quando soube, não fiquei.
Então no auge da sua estada no Brasil, ele que já havia deixado passar uma profecia na vez anterior; nesta vez dizia ele que queria esperar o pastor titular, mas no ultimo dia decidiu falar. Ele disse que havia um pacto de maçonaria no altar da igreja e que se não tomassem providencia em breve ela iria ruir. Claro que não foi na velocidade que o profeta pensava, mas na minha visão de como tudo se encaminha, a mensagem é verdadeira. Muitas outras visões anteriores pendiam para uma reparação de pequenos erros, mas aquele que anda no erro não vê o seu pecado; lembro-me de uma visão de alguém que mostrava a mão do pastor sem um anel, e o bizarro foi a interpretação do pastor de que era a mão de Deus que estava sobre a dele, por isso o anel não aparecia.
Os que temiam a Deus, o próprio Senhor os tirou da igreja, muitos de forma forçada, outros com naturalidade, levou cada um aonde Ele achava melhor, uns estão em transição, outros já estão fixados, mas evidentemente Deus está agindo. Os seres manipuláveis, a massa que vai para “receber bênçãos” continua lá dizendo “amém” a qualquer bobagem que o pastor profere, achando que aquilo é evangelho, que toda distorção que ele prega é a verdade e que o mundo fora daquelas paredes construídas pelo esforço daqueles que já não estão lá é que estão errados.
Um tempo depois descobri que além daquele menino que diziam ser do ocultismo ele também era membro do Demolay, e agora estava tocando no altar da igreja e um pouco depois assumiu o namoro com uma das filhas do pastor. Proteção total sobre o jovem satanista.
Lembro-me de uns dias antes de eu abandonar de vez aquela instituição, do pastor falar que o menino de quem estamos falando em uma vigília havia falado em línguas hebraicas, algo que jamais vi referencia na bíblia como se fosse algo espiritual, e como o pastor sabia que era hebraico? Bem que poderia ser aramaico, o que me lembrou os livros do Daniel Mastral, das vezes que ele lançava maldições em aramaico e os lideres religiosos ficavam admirados pensando que ele falava em línguas pelo poder do Espírito Santo.
Fato é que através de algumas falhas de caráter, pouca vigilância espiritual, e muita ignorância, arrogância e egocentrismo o mal entrou e implantou seu veneno, cegou dês do líder até as pobres ovelhas, a loucura está tomando conta de tudo e nem um pouco da obra de Deus está fazendo morada ali. Deus levantou um profeta, porém os falsos profetas que só profetizam bênçãos não quiseram nem saber e estão pensando apenas na prosperidade da teologia que impera na atualidade. Sugando a alma dos pobres, e matando o espírito das crianças com o sistema de células.
Conheço um rapaz que entrou na igreja em sua pior fase dês da sua fundação naquele bairro, fraco espiritualmente ele foi gravemente afetado pelas influencias malignas que regem aquele ambiente, hoje ele sofre de depressão, apresenta sintomas de desequilíbrio psicológico e não há cobertura alguma que o possa ajudar. Até uma psicóloga mulher de pastor o atendeu algumas vezes, este casal possui certo laço com o pastor que estamos abordando, porém esta psicóloga mandou o rapaz tomar remédios para depressão, pois disse que pode ser falta de alguma substancia no organismo dele. Temo que ela tenha sido atingida pelas forças malignas e pelo menos neste ambiente tenha sido cegada também. Se antes de entrar na igreja ele era um rapaz ligado e alegre, porque agora é falta de substancia no organismo? Claramente ele está sendo afetado por opressão maligna e não por um mero problema clinico.
Estou escrevendo isso apenas por um desabafo diante da falta de visão dos evangélicos frente ao mundo espiritual, pois me sinto muito triste em ver pessoas sendo corroídas por falhas humanas que apesar de falarem em nome de Deus não apresentam nem o mínimo necessário para testemunhar o que professam. Quando o poder recai sobre quem não possui estrutura para comandar um sistema frágil, e pronto a se corromper que é a instituição religiosa.
Este é um relato real de apenas uma igrejinha de uma cidade pequena, mas é um exemplo tanto para vermos que Deus levanta profetas quando necessário, quanto para vermos que a maioria não ouve os profetas de Deus quando eles falam, pois geralmente falam o que ninguém quer ouvir, diferente destes profetas que o Malafaia vem trazendo para o Brasil, que profetizam heresias, creio que o profeta argentino foi enviado por Deus.

Diego Marcell – 10/08/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails