sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Desculpa de brasileiro: o mercado de livros no Brasil!


Conversando com um amigo sobre o comércio brasileiro de livros, eis que eu escuto a seguinte resposta para uma pergunta sobre o porque não ler: “Livro no Brasil é uma coisa muito cara. Esses dias eu fui comprar um livro para minha filha e custava mais de R$70,00, um absurdo”. Diante dessa conjuntura, gostaria de expor algumas opções que poderão ajudar você a se tornar um bom leitor e garantir a economia que sempre sonhou.
Existem algumas empresas no mercado que já começaram a baratear os custos dos livros realizando a impressão das obras com um material mais econômico. As obras luxuosas não deixaram de ser produzidas porém, versões mais simples estão disponíveis nas livrarias, muitas vezes chegam a até 60% do preço mais barato que de uma edição mais elaborada. Está prática tem alimentado e muito o fluxo de livros no mercado brasileiro, fazendo com que mais pessoas tenham acesso a um material que, alguns anos atrás, seria praticamente impossível de ser adquirido devido seu poder aquisitivo.
Outra opção são os Sebos, que são livrarias que realizam o comércio de livros usados, fornecendo obras esgotadas, livros raros, obras autografadas e diversos outros exemplares por mais da metade do preço de um livro novo. Fora os inúmeros livros nas prateleiras, cada sebo possui uma política especial de compra/troca de livros, garantindo ao cliente créditos para adquirir outras obras no estabelecimento do livreiro. O hábito de comprar livros usados em um sebo é prazeroso para muitos leitores pois garante uma boa economia financeira e a descoberta de livros que sequer sabia-se da existência.
Estudos indicam que somente com a primeira opção (barateamento das edições), o brasileiro aumentou gradativamente o consumo de livros per capita saindo na frente das compras até mesmo do governo federal (geralmente o maior consumidor de livros). Apresentando alguns números: em 2010, o número de livros vendidos teve um crescimento de 13%; desde 2004, o livro teve uma queda nos preços de 34%; só no ano passado, as livrarias registraram um aumento nas vendas em mais de 40%. Não tem como negar que o comércio de livros está cada vez mais forte, procurando atender clientes como o meu amigo ali de cima.
Muitas vezes criamos barreiras sobre determinados assuntos que bloqueiam completamente nossa visão sobre um fato. Se o meu amigo procurasse maiores informações sobre onde comprar livros mais baratos – seja em livros, revistas, jornais, sites ou qualquer outro lugar que precisasse ler – talvez ele não bloqueasse a ideia e sua filha estaria lendo mais livros do que o de costume. Se a única saída para o desenvolvimento do ser humano é o estudo e a leitura, o que você está tentando fazer para que isso se torne possível?  Pesquise, procure, garimpe! O mercado está se preparando para obter mais clientes e você pode se dar bem com isso. Tornar-se um consumidor de livros pode se tornar mais interessante do que você imagina.
Rafael é proprietario da Almeida Quadrinhos e Livros
FONTE Arteview

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails